Prof. Dr. Thiago Jorge Ferreira Santos

 

Artigos completos publicados em periódicos

FERREIRA-SANTOS, T. J. Os efeitos textuais e argumentativos dos raciocínios lógico-comparativos na formação para a pesquisa científica. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 3, p. 155-171, 2021.

FERREIRA-SANTOS, T. J. Quando a charge recupera obras de arte: uma análise ideológica à luz de Valentin Volóchinov. Revista Virtual de Letras, v. 1, p. 154-172, 2021.

FERREIRA-SANTOS, T. J. O relato na construção do problema de pesquisa em projetos produzidos por professores de línguas. Letra Magna, v. 1, p. 1911-1928, 2020.

FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E. G. As potencialidades dos tipos discursivos na compreensão dos efeitos da aprendizagem epistêmica no desenvolvimento em uma formação científica de caráter longitudinal. Eutomia, v. 1, p. 99-120, 2020.

FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E. G. O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem. Nonada, v. 1, n. 28, p. 57-76, 2017.

FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E. G.; BARIONI, M. C. O gênero "resenha acadêmica" no ensino de francês a alunos universitários. Gláuks online, v. 16, n. 1, p. 131-151, 2016.

FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E. G. La construction du raisonnement dans le texte scientifique. SHS Web of Conferences, v. 8, p. 1063-1080, 2014.

FERREIRA-SANTOS, T. J. Les types de discours de L'ISD en deux oeuvres de Pascal Quignard. Non plus - Revista discente da área do francês - USP, v. 1, p. 105-120, 2014.

FERREIRA-SANTOS, T. J. O jogo de vozes no texto de opinião e a constituição do ponto de vista. Estudos semióticos, v. 8, p. 148, 2012.

FERREIRA-SANTOS, T. J. A semiotização textual em artigos de opinião da mídia. ArReDia, v. 1, p. 44-62, 2012.

Livros publicados/organizados

CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. São Paulo: FFLCH, 2021. 268p. 

AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; FERREIRA-SANTOS, T. J.; MAREGA, L. M. P.; CAVALCANTE-FILHO, U.; DIOGUARDI, G. (Orgs.). A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2015. 516p.

AQUINO, Z. G. O.; FERREIRA-SANTOS, T. J.; BENTO, E. J.; OLIVEIRA, M. A.; PONTES, B.; OLIVEIRA, A. D. Linguagem, estratégica e (re)construção. 5. ed. São Paulo: Paulistana, 2014. 314p.

Capítulos de livros publicados

CAMPOS, M. I. B.; FERREIRA-SANTOS, T. J. Literaturas africanas em livros didáticos do ensino médio: cultura de povos em diálogo?. In: PINTO, F.N.P.; SILVA, L.H.O.; AIRES, D.B.. (Orgs.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021, v. 1, p. 541-563.

FERREIRA-SANTOS, T. J. O gênero textual exame de qualificação oral na construção do pensamento científico. In: FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G. (Orgs.). Pesquisas sobre letramento acadêmico em contexto universitário: pesquisas do Laboratório de Letramento (LLAC) da USP. Araraquara: Letraria, 2021, v. 1, p. 138-155.

LOUSADA, E. G.; FERREIRA-SANTOS, T. J. Ensinar a apresentação oral: uma contribuição para a formação de professores-pesquisadores. In: MAGALHÃES, T. G.; BUENO, L.; COSTA-MACIEL, D. A. G. da. (Orgs.). Oralidade e Gêneros Orais: experiências na formação docente. Campinas: Pontes, 2021, v. , p. 99-128.

CAMPOS, M. I. B.; FERREIRA-SANTOS, T. J. Aprendizagem da teoria dialógica do discurso por professores de português na formação continuada. In: ROA, K. R. V.; SILVA FILHO, R. N. da; HENRIQUES, V. B. (Orgs.). 10 anos de encontros universidade-escola: linguagens e humanidades. São Paulo: Livraria da Física, 2021, v. 2, p. 101-122.

CAMPOS, M. I. B.; FERREIRA-SANTOS, T. J. Discurso e ensino na perspectiva dialógica da linguagem. In: CAMPOS, M. I. B.; FERREIRA-SANTOS, T. J. (Orgs.). Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, 2021, v. 2, p. 8-24.

FERREIRA-SANTOS, T. J.; LOUSADA, E. G. . A referenciação e a aprendizagem epistêmica no desenvolvimento do pesquisador. In: MATIAS, R. B.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. (Orgs.). Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores. Córdoba: Fl copias, 2020, v. 3, p. 161-174.

LOUSADA, E. G.; FERREIRA-SANTOS, T. J. Le processus de formation de chercheurs: l'apprentissage du raisonnement scientifique par des étudiants universitaires. In: BEVILACQUA, S.; BIBAUW, S.; LOUSADA, E; MASELLO, L.; TORRES, V. (Orgs.). Francophonie et langue française en Amérique du Sud: problématiques de recherche et d'enseignement. 1. ed. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2016, p. 19-36.

FERREIRA-SANTOS, T. J. Mediações formativas em apresentações orais de pesquisa na Iniciação Científica. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Bariloche: Universidad Nacional de Río Negro, 2015, v. 2, p. 943-963.

FERREIRA-SANTOS, T. J. A aprentizagem do gênero textual projeto por futuros pesquisadores. In: AQUINO, Z. G. O.; FERREIRA-SANTOS, T. J.; BENTO, E. J.; OLIVEIRA, M. A.; PONTES, B.; OLIVEIRA, A. D. Linguagem, estratégica e (re)construção. 5. ed. São Paulo: Paulistana, 2014, p. 279-297.

FERREIRA-SANTOS, T. J. O modelo didático do gênero "notícia online" numa proposta sociointeracionista. In: CARLOS, J. T.; CUNHA, C. L.; PIRIS, E. L. (Orgs.). Abordagens metodológicas em estudos discursivos. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2011, p. 215-230.