Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho

 

Artigos completos publicados em periódicos

SARDÁ, D. N.; CAVALCANTE FILHO, U.; SANTOS, Y. A. B.; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem. Linha D'Água, v. 35, p. 1-15, 2022.

CAVALCANTE FILHO, U. Dialogismo e heterodiscurso na divulgação científica brasileira e francesa: uma análise dialógico-comparativa. Linha D'Água, v. 35, p. 54-76, 2022.

BOMFIM, A. V. S.; CAVALCANTE FILHO, U. Autor/autoria em Lima Barreto sob a égide bakhtiniana. Revista Científica da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, v. 8, p. 37-51, 2021.

OLIVEIRA, J. S.; CAVALCANTE FILHO, U. A divulgação científica no livro didático de português no ensino fundamental: uma análise dialógica das atividades de leitura. Miguilim, v. 10, p. 1237-1258, 2021.

CAVALCANTE FILHO, U. Estudos do discurso nas ciências humanas e da linguagem: desafios e responsabilidades. Revista Saridh, v. 2, p. 9-15, 2020.

SILVA, M. A. R. E.; CAVALCANTE FILHO, U. Aulas de língua portuguesa em escola indígena: qual o papel dos materiais didáticos? Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 1, p. 98-118, 2020.

CAVALCANTE FILHO, U. Dialogia e comparação em embate e complementação: anotações metodológicas para uma análise do discurso da divulgação científica. Polifonia: estudos da linguagem, v. 27, p. 437-454, 2020.

CAVALCANTE FILHO, U. A construção composicional em enunciados de divulgação científica. Linha D'Água, v. 31, p. 99-120, 2018.

SANTOS, Y.; TORGA, V. L. M.; CAVALCANTE FILHO, U. Perspectivas de uma escrita de si. Linha D'Água, v. 31, p. 191-210, 2018.

CAVALCANTE FILHO, U. O poder do discurso darwinista sob o olhar da teoria dos gêneros discursivos: uma análise dialógica dos elementos estáveis do enunciado. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, v. 6, p. 66-96, 2017.

CAVALCANTE FILHO, U. The nineteenth century discourse on the scientific dissemination from the dialogic lenses of the metalinguistics. Atiner's conference paper series, v. 1, p. 1-23, 2016.

CAVALCANTE FILHO, U. La question de la forme (compositionnelle et architectonique) du discours de vulgarisation scientique: une analyse bakhtinienne des Conférences Populaires de Gloria. REDIS- Revista de Estudos do Discurso, v. 5, p. 11-49, 2016.

CAVALCANTE FILHO, U. Lights and scientific modernities diffusion: an analysis of the metalinguistics of the 19th century scientific dissemination discourse. Revista de Estudos do Discurso, n. 4, p. 39-65, 2015.

CAVALCANTE FILHO, U. Relações dialógicas no discurso da divulgação científica brasileira oitocentista: um olhar sob o prisma da Metalinguística Bakhtiniana. Línguas & Letras, v. 16, n. 34, p. 247-263, 2015.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. As contribuições do círculo de Bakhtin para a compreensão do gênero discursivo divulgação científica. Litterata - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, v. 2, p. 9-41, 2015.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. O plurilinguismo da divulgação científica no livro didático de língua portuguesa. Eutomia, v. 1, p. 339-358, 2013.

CAVALCANTE FILHO, U. Identidade, história, paródia e desterritorialização: uma viagem n'As Naus de Antonio Lobo Antunes. Revista Espaço Acadêmico, v. 9, p. 98, 2009.

VIEIRA JUNIOR, A.; COSTA, A. de C.; CAVALCANTE FILHO, U.; ALMEIDA, W. G.; MATA, H. T. da C. Realidade e ficção em Ilhéus - Bahia: o legado artístico de Jorge Amado na perspectiva dos Cursos Superiores de Turismo do seu entorno. Caderno Virtual de Turismo, v. 9, p. 1, 2009.

Livros publicados/ organizados

CAVALCANTE FILHO, U.; GONÇALVES SEGUNDO, P. R.; FERREIRA, F. M.; MAREGA, L. M.; MUNHOZ, R. F.; MODOLO, A. D. (Orgs.). Discurso e Linguística: diálogos possíveis. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2016. v. 1. 357p.

AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES SEGUNDO, P. R.; MAREGA, L. M.; CAVALCANTE FILHO, U.; SANTOS, T. J. F.; DIOGUARDI, G. (Orgs.). A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2015. v. 1. 516p.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. Leitura e Produção de Textos: Gêneros Discursivos e Tipos Textuais - Vol. I. 1ª. ed. Ilhéus: Editus, 2011. v. 1. 281p.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. Leitura e Produção de Textos: Gêneros Discursivos e Tipos Textuais - Vol. II. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2011. v. 1. 250p.

CAVALCANTE FILHO, U. Práticas Educativas I: Oficina de Leitura e Produção Textual na Prática Escolar. 1ª. ed. Ilhéus: Editus, 2009. v. 1. 242p.

Capítulos de livros publicados

CAVALCANTE FILHO, U. Traces de didacticité dans la vulgarisation scientifique: une analyse dialogique-comparative du discours de Ciência Hoje et La Recherche. In: GRILLO, S. V. de C.; REBOUL-TOURÉ, S.; GLUSHKOVA, M. (Orgs.). Analyse du discours et comparaison: enjeux théoriques et méthodologiques. 1ed. Brussels: Peter Lang, 2021, v. 1, p. 221-245.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. A força libertária da divulgação científica no combate à grotescidade da desinformação: vozes, ambientes, horizontes. In: VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana. (Org.). O grotesco de nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes. 1ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 1, p. 258-268.

CAVALCANTE FILHO, U. Resenha: Texto, Discurso e Argumentação: traduções (Pontes Editores). In: CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. (Orgs.). Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interceções. 1ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2021, v. 2, p. 251-260.

CAVALCANTE FILHO, U. A questão da forma (composicional e arquitetônica) do discurso de divulgação científica: uma análise bakhtiniana das Conferências Populares da Glória. In: I. C. M. de. (Org.). Linguagens em diálogos: reflexões bakhtinianas em diferentes perspectivas. 1ed. Aracaju: Editora UFS, 2017, v. 1, p. 9-38.

CAVALCANTE FILHO, U. Centros valorativos no discurso de divulgação científica do século XIX: uma análise bakhtiniana sobre a teoria darwinista nas Conferências Populares da Glória. In: GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; MODOLO, A. D. R.; FERREIRA, F. M.; MAREGA, L. M. P.; MUNHOZ, R. F.; CAVALCANTE FILHO, U. (Orgs.). Discurso e Linguística: diálogos possíveis. 1ed. São Paulo: Paulistana, 2016, v. 1, p. 323-341.

CAVALCANTE FILHO, U. A Arquitetônica da Respondibilidade: um rastreio pela elaboração do conceito bakhtiniano. In: AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES SEGUNDO, P. R.; MAREGA, L. M. P.; CAVALCANTE FILHO, U.; SANTOS, T. J. S.; DIOGUARDI, G. (Orgs.). A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. 1ªed. São Paulo: Paulistana, 2015, v. 1, p. 500-515.

CAVALCANTE FILHO, U. Princípios e procedimentos teórico-metodológicos do trabalho com a leitura na universidade. In: NASCIMENTO, L. do. (Org.). Leitura e escrita: o ensino na Alemanha, no Brasil, na França e na Suécia. 1ed. Alemanha: NEA Editores, 2014, v. 1, p. 155-170.

CAVALCANTE FILHO, U. Gênero discursivo e responsividade da divulgação científica no século XIX: uma leitura bakhtiniana. In: AQUINO, Z. G.O. et al. (Org.). Linguagem, Estratégia e (Re)Construção. 1ed. São Paulo: Editora Paulistana, 2014, v. 1, p. 292-307.

CAVALCANTE FILHO, U. O Ato Responsível e a Divulgação Científica. In: FRANCO, K. R.; VIDON, L. N. (Orgs.). Encontro Bakhtiniano com a Vida, a Cultura e a Alteridade. 1ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 1, p. 264-266.

CAVALCANTE FILHO, U.; SACRAMENTO, S. M. P. do. A propaganda é a alma do negócio? Uma proposta linguístico-metodológica de trabalho com o texto publicitário nas aulas de língua materna. In: KANTHACK, G. S.; SILVA, E. S. (Orgs.). Leitura e Produção Textual. 1ªed. Ilhéus: Editus, 2012, v. 1, p. 177-199.

CAVALCANTE FILHO, U. Responsividade, Responsabilidade e Dialogismo na Experiência Estética e Discursiva do Gênero Divulgação Científica. In: FREITAS, M. T. de A. (Org.). A Responsividade Bakhtiniana: na Educação, na Estética e na Política. 1ªed. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, v. 1, p. 552-559.

CAVALCANTE FILHO, U. O papel do divulgador no gênero discursivo divulgação científica: uma questão ética e estética. In: GEGe - Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. (Org.). CÍRCULO - Rodas de Conversa Bakhtiniana: Cadernos de Textos e Anotações. 1ªed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, v. 1, p. 323-326.

CAVALCANTE FILHO, U.; SILVA, U. C. da. Avaliar para promover ou classificar? Uma leitura da relação entre o discurso e a práxis pedagógica de professores. In: LEITE, M. I. P. de A. (Org.). Docência e Pesquisa. 1ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2007, p. 258-274.