Iniciação Científica

 

Pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas por alunos da Licenciatura em Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e orientadas pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos.

2019

Katyla Tayane de Carvalho. Do documento oficial (BNCC) a práticas didáticas de língua portuguesa.

Larissa Vieira de Cerqueira. Interfaces da contra-argumentação em livros didáticos das décadas de 1990 e de 2010. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

2018

Larissa Vieira de Cerqueira. O uso do contra-argumento nos manuais didáticos do ensino médio.

2017

Priscilla Cardoso Carvalho Coelho. Argumentação na produção escrito do ensino médio. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Larissa Vieira de Cerqueira. A forma de abordagem nos conectores nos livros didáticos de língua portuguesa. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2015

Alana Misael Santos. Constituição de corpus de língua falada em livros didáticos de língua portuguesa. Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Vinícius dos Santos Melo. Memória social e discursiva em materiais didáticos da década de 1970. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

Isabella Duarte Chaves. O ensino da metáfora e da metonímia nos livros didáticos: estudo do discurso de Língua Portuguesa. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

2014

Ronaldo Vitor da Silva. Textos dissertativos nos apostilados do ensino médio: qual a produção dos alunos? Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

2013

Maitê Rosa Alegretti Rodrigues. Multiletramentos em gêneros argumentativos: editorial em livro didático de língua portuguesa. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

Mariana Santana Alexandre. Ensino de figuras de linguagem em livros didáticos de língua portuguesa. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

2012

Tiago de Souza Fernandes. A variação linguística em contexto interacional nos livros didáticos. Apoio: Ensinar com Cultura e Extensão - USP.

Maitê Rosa Alegretti Rodrigues. Produção de artigos acadêmicos.

Matheus Victor Siqueira. História em quadrinhos em livros didáticos de português. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

Marcia Regina Konrad. Trabalho acadêmico: resumo, resenha, projeto. Apoio: Programa de Formação Continuada de Educadores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - USP.

2011

Jéssica Ribeiro de Almeida. Linguagem e identidade em antologia da lingua portuguesa. Apoio: Ensinar com Pesquisa - USP.

Matheus Victor Siqueira. História em quadrinhos: a linguagem verbo-visual em livros didáticos de língua portuguesa. Ensinar com Pesquisa - USP.

Francisco Éverton Almeida da Silva. 20 anos de coletâneas nas redações de vestibulares. Ensinar com Pesquisa - USP.

2010

Diego Bello Doze. Ensino de língua portuguesa em livros didáticos: linguagens e memória.

2009

Nivaldo dos Santos Macedo Filho. Livros didáticos de língua portuguesa: produção de 1930 a 1950. Ensinar com Pesquisa - USP.

Jairo Ferreira de Souza. Linguagens e identidades em materiais didáticos de língua portuguesa de 1970 a 1980. Ensinar com Pesquisa - USP.

Márcia de Oliveira. Linguagens e identidades em materiais didáticos de língua portuguesa de 30 a 50. Ensinar com Pesquisa - USP.

Nathalia Rodrighero Salinas Polachini. Ensinando língua portuguesa: da universidade à aula de português.