Docentes responsáveis
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos
Prof. Dr. Thiago Jorge Ferreira Santos
Linha de Pesquisa
Linguística Aplicada do Português
Período
22 de setembro a 14 de dezembro de 2020, às terças-feiras, das 14h às 18h (virtual)
Justificativa
O diálogo entre as diferentes práticas discursivas e a abordagem teórica deve permitir uma melhor compreensão das produções de linguagem e seu papel constitutivo na diversidade das manifestações culturais humanas. Nesse sentido, as várias teorias dos gêneros do discurso permitirão a análise das características específicas dos enunciados em seus aspectos composicionais, temáticos, estilísticos e verbo-visuais. Entende-se, portanto, que a adoção de uma perspectiva de linguagem em uso, em que o contexto e a interação entre interlocutores são aspectos constitutivos do sentido, faz-se necessária, para que se descrevam e analisem as regularidades de práticas discursivas.
Objetivo
A partir da perspectiva da Teoria Dialógica do Discurso, discutir questões referentes às noções de enunciado, texto, discurso e gêneros discursivos e arquitetônica mostrando sua fundamentação filosófica e seus desdobramentos contemporâneos.
Conteúdos
1. O percurso dos estudos direcionados à análise do discurso.
2. A noção de linguagem em diferentes concepções.
3. Precursores históricos na teorização dos gêneros.
4. Teoria dialógica do enunciado.
5. Gêneros discursivos: esferas, construção composicional, conteúdo temático e estilo.
6. Proposta de Bakhtin e o Círculo para o ensino de língua materna
7. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino da língua portuguesa.
8. Materiais didáticos de língua portuguesa na perspectiva dialógica: estilo.
Bibliografia para leitura
BAKHTIN, M. Arte e responsabilidade. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo. Martins Fontes, 2003, p. XXXIIIXXXIV.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 3-21.
BAKHTIN, M. O discurso em Dostoiévski. In: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 207-234.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 261-306.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p.41-144.
BAKHTIN, M. O heterodiscurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução Paulo Bezerra. 1.ed. São Paulo: Editora 34, 2015, p. 79-122.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BARBOSA, J. P.; ROJO, R. H. R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.;
CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso: Novas práticas e desafios. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019.
BENVENISTE, É. Comunicação animal e linguagem humana. In: BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri. Campinas: Pontes/Unicamp, 1995, p. 60-67.
BENVENISTE, É. Tendências recentes em linguística geral. In: BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri. Campinas: Pontes/Unicamp, 1995, p. 3-17.
BRAIT, B. Estilo, dialogismo e autoria: identidade e alteridade. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 54-66.
BETH, B. PISTORI, M. H. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. (Apresentação, Introdução, 4.1. ; 4.1.1. ; 4.1.1.2. ; 5.1. ; 5.1.1. ; 5.1.2. ; 5.1.2.1.).
BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, 2011.
CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 14, p. 247, 2012.
CAMPOS, M. I. B. Bakhtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras, v. 11, p. 123-137, 2016.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, L. R. Filosofia da linguagem e ideologia no Círculo de Bakhtin. A Palo Seco: Escritos de Filosofia e Literatura, v. 11, p. 7-17, 2018.
DOSTOIÉVSKI, F. O duplo. Tradução Paulo Bezerra. Desenhos Alfred Kubin. São Paulo: Ed. 34, 2011.
EMERSON, C. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
FARACO, C. A. Um posfácio meio impertinente. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir
Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p.147-158.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Diadorim, v. 19, n. 2, p. 11-26, 2018.
GRILLO, S. V. de C. O retrato de Mikhail Bakhtin em sua mais recente biografia russa (2017). In: BRAIT, B.; PISTORI, M. H.; FRANCELINO, P. F. Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Campinas: Pontes, 2019, p. 15-42.
MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. de O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, v. 37, p. 1-23, 2019.
MEDVIÉDEV, P. N. Os elementos da construção artística. In: MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução Ekaterina V. Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012, p. 193-210.
MENEGASSI, R. J.; MENDES-POLATO, A. D.; GASPAROTTO, D. M. Aspectos sobre a produção de textos na BNCC. In: COSTA-HUBES, T. da C.; KRAEMER, M. A. D. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 217-244.
MORETTO, M.; FEITOSA, C. A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa. Eutomia, v. 1, p. 69-87, 2019.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Edusp, 2008.
PUZZO, M. B. Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin. Linha D'Água, v. 26, p. 261, 2013.
PUZZO, M. B.; SANTOS, S. S. B. Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Linha D'Água, v. 28, p. 26-43, 2015.
RANGEL, E. de O. Livro didático de língua portuguesa para a educação básica: problemas e perspectiva. In: BUNZEN, Clécio. Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João, 2015, p. 17-38.
ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTAROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184-207.
SOUZA, G. T. Introdução à teoria do enunciado concreto do Círculo Bakhtin/ Volochinov/Medvedev. São Paulo: Humanitas, 1999, p. 85-136.
VOLÓCHINOV, V. O que é língua/linguagem? In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p.234-265.
VOLÓCHINOV, V. A interação discursiva. In: VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem – problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1.ed. São Paulo: Editora 34, p. 201-225.
ZANDWAIS, A. O Sistema da Língua, o Diálogo e o Discurso. Conexão Letras, v. 16, p. 95-107, 2016.
ZÁTTERA, P.; SWIDERSKI, R. M. da S.; MAGALHÃES, T. G. (In)compreensões sobre a oralidade na BNCC. In: COSTAHUBES, T. da C.; KRAEMER, M. A. D. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2019. p. 245-276.