Ata da reunião de 27/06/2023

 

Reunião presencial, na Universidade de São Paulo.

Local: Sala 263, prédio de Letras

Início: 14h.

Encerramento: 16h30.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 3. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 4. Larissa Vieira de Cerqueira (mestranda); 5. Luciana Taraborelli (doutoranda); 6. Romulo Flores Dias Bolívar (doutorando); 7. Emily Marques (iniciação científica).

Pautas: 1. Indicações; 2. resultado do exame de qualificação do doutorado de Viviane Mendes Leite; 3. discussões do "Capítulo segundo: O vocabulário da praça pública na obra de Rabelais", in A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais; 4. calendário do grupo.

 

1. Indicações

  • AMORIM, Marilia. A pandemia em fotos: um olhar bakhtiniano. In: Atilio Butturi Junior; Cristine Gorski Severo; Rodrigo Acosta Pereira; Sandro Braga. (Org.). Pandemias discursivas. Campinas: Pontes, 2022, p. 219-248.

A professora Maria Inês ressalta que Amorim parte de um problema em seu texto. O estudo bakhtiniano não parte do objeto ou do corpus, mas sempre de um problema. Além disso, Amorim traz, na abertura de seu capítulo, aquilo que as pesquisas atuais têm feito e dá um passo ao lado.

  • LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

A obra é indicada pela professora para o aprofundamento na metodologia de pesquisa, que consiste em quatro fases: i) exploratória, em que há constante busca e mudança do corpus; ii) delimitação do corpus; iii) delimitação do tema, com um ponto e um contraponto, e do objeto, com entrada em três aspectos do corpus; iv) escolha de um método para a análise.

  • CAMPOS, Maria Inês Batista. A construção da identidade nacional nas crônicas da Revista do Brasil. São Paulo: Olho d'Água/FAPESP, 2010.

A professora indica o livro, fruto de sua tese de doutorado, para a consulta do modo de escrita da abertura dos capítulos. O ideal é que o primeiro parágrafo evidencie seu objetivo e justificativa, além de apresentar as seções e justificar o porquê desse caminho. É fundamental, antes de iniciar a escrita, que se construa um plano do capítulo.

 

2. Resultado do exame de qualificação do doutorado de Viviane Mendes Leite

A doutoranda apresentou contribuições de sua banca, que podem ajudar os demais pesquisadores do grupo.

  • Atenção ao utilizar os conceitos bakhtinianos como “fórmulas”. É necessário sempre justificar os usos dos termos.
  • Tensão é o ponto chave do pensamento bakhtiniano.
  • Evitar o uso do termo “representações”, pois evoca a “teoria das representações”, que é muito específica, utilizada na psicologia, sociologia, antropologia. Trata-se de uma teoria que tem parentesco, mas não é análise dialógica do discurso. Substituir a palavra “representações” por termos bakhtinianos correspondentes: discurso, palavra, signo.
  • Atenção às vozes do outro trazidas por Bakhtin. Muitas vezes, ele estará convocando a vozes alheias para refutá-las. Por isso, precisamos cuidar, no momento das citações, de que aquele que estamos citando é o ponto de vista dele e não uma voz com a qual ele não concorda.
  • Deixar claro no resumo: objetivos, pergunta de pesquisa, metodologia, resultados.
  • Cuidado com a mudança dos objetivos e das perguntas de pesquisa ao longo do trabalho.
  • Nas considerações finais, retomar o problema, os objetivos e os resultados.
  • Apresentar uma obra antes de citar o autor é desnecessário. Colocar somente seu último sobrenome, ano e página. O restante das informações deve constar somente das referências.

Pontos altos:

  • A análise é o momento em que se confirma se a construção dos capítulos anteriores é sólida. Muitas vezes, ocorre de a teoria se perder na análise. Por isso, em toda qualificação, é importante levar a análise.
  • Elaborar quadros sintéticos tanto na teoria, quanto na análise, é ótimo para o leitor.
  • Conceito de ideologia: trazer Bakhtin, Volóchinov e Medviédev.
  • A parte 1 do relatório de qualificação é importante e levada em conta: os congressos, as publicações.

 

3. Discussões do "Capítulo segundo: O vocabulário da praça pública na obra de Rabelais", in A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais

Com a leitura feita previamente, os integrantes contribuíram com a discussão do texto, com a mediação da professora Maria Inês, que ressaltou três aspectos: i) O encaminhamento metodológico de escrita do filósofo da linguagem russo nas páginas 156 e 162, localizando o leitor dos passos já dados e dos passos seguintes; ii) A praça pública como espaço da oralidade na página 157; iii) Os fatores de formação estilística na página 169.

 

4. Calendário do grupo

Julho/2023

  • 17/07: as inscrições para comunicação oral no Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED) foram prorrogadas até essa data.

Orientações individuais – os textos devem ser enviados para o e-mail maricamp@usp.br até o dia 16/7.

  • 25/07:

14h Luciana;

15h Larissa;

16h Romulo.

  • 26/07:

   14h Emily;

   15h Rosana;

   16h Elvis.

  • 31/07: defesa da dissertação de Diego Bello Doze às 14h presencialmente no Prédio da Administração da FFLCH. Todos estão convidados a participar.