Reunião presencial, na Universidade de São Paulo.
Pautas: 1. Cronograma do segundo semestre; 2. apresentação de pesquisa - doutoranda Luciana Taraborelli.
1. Cronograma do segundo semestre
- Disciplina com Prof. Dr. Geraldo Tadeu Souza (UFSCar) e Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (USP): A teoria de Mikhail Bakhtin e do Círculo: discurso, língua portuguesa, ensino
Importância da disciplina para os orientandos: Desenvolvimento da fundamentação teórica; consolidação da teoria bakhtiniana;
Início: 12/08
- Atendimento dos orientandos de doutorado: sempre deixar as terças-feiras livres para desenvolvimento da pesquisa e estudo
- 18/08, às 14h: conferência da Profa. Dra. Marilia Amorim (a confirmar)
- 19/08: Defesa da Viviane Mendes Leite
- 20/08: Defesa da Nathalia Akemi Sato Mitsunari
- 21 e 22/08: EPED
- Bibliografia (em desenvolvimento): Teoria do Romance I (conceito de heterodiscurso - essencial para entender o LD);
*Rômulo, Patrícia e Bárbara: atenção para o corpus durante a disciplina (levar o corpus para a aula)
2. Apresentação de pesquisa - doutoranda Luciana Taraborelli
Título: Entonação valorativa na poesia negra feminina brasileira: uma análise dialógica dos poemas de Conceição Evaristo e Cristiane Sobral
- Contexto da pesquisa: final do século XX - apagamento de vozes femininas negras na literatura; vozes femininas a partir de meados século XX (Carolina Maria de Jesus - século XX -, Maria Firmina dos Reis e Auta de Souza - século XX);
Sugestão Profa. Maria Inês: incluir escritores do século XX; como a literatura negra feminina representa uma forma de resistência? Explicitar, dar exemplos;
- Hipótese: o que essas vozes têm a dizer e como se posicionam axiologicamente, a partir do seu centro de valor, particularmente no poema?
- Objeto de pesquisa: entonação valorativa - como ela é marcada na materialidade linguístico-discursiva; quais recursos são mobilizados para marcar a entonação;
Sugestão Profa. Maria Inês: retirar - "a priori ligada à oralidade"; recomendação: Para entender o texto, José Luiz Fiorin (análise de poema, marcas estilísticas)
(b) "A entoação valorativa está expressa na materialidade linguístico discursiva”; foco na autoria (a); (c) recursos lexicais e estilísticos; eixo da autoria e eixo da materialidade e estilística;
- Corpus: escolha das autoras - Conceição Evaristo (1946) e Cristiane Sobral (1976); justificativa - poetas vivas* e atuantes
Sugestão Profa. Maria Inês: retirar o “vivas” → atuantes nesse tema na sociedade brasileira; evitar pronomes possessivos; três temas nucleares: construção da identidade da mulher negra, a luta contra o racismo e discriminação (o negro deixa de ser objeto da literatura para ser autor/agente); contribuição social da pesquisa (lei 10.639/2003)
Sugestão 2: “nas obras, a valorização…”
Sugestão 3: melhorar o parágrafo da justificativa 4) - retirar o "além da"
"Esta pesquisa traz uma contribuição social para os estudos na área da linguística aplicada ao… e a servir de direcionamento para os estudos de poemas de escritoras negras; esses estudos foram introduzidos com obrigatoriedade…”
Sugestão 4: retirar o “pouco conhecidas”;
Atenção: Linguística aplicada é o ensino
- Escolha das obras: poemas de recordação e outros movimentos (2017- sexta edição); Terra negra (primeira edição)
-
Capítulo I: entre antologias e coletâneas: o percurso dos poemas (espaços de publicação e esfera de circulação); discussão sobre os espaços sociais da mulher negra → dificuldade de a sociedade ver a mulher negra como intelectual;
- Duas grandes esferas: cadernos negros e antologias poéticas (espaços de publicação)
- Antologia só com poetas negras - Enfim…Nós (1994)
Recomendação: Introdução à literatura negra - Zilá Bernd (1988)
- Poemas das autoras (percurso singular) de Evaristo e Sobral;
- Capítulo II: a voz poética e a entonação valorativa;
Sugestão profa.: usar diretamente o Bakhtin e o Volóchinov;
- Capítulo III: biografia das autoras
Sugestão da profa.: não é uma biografia - relevância das autoras no seu discurso poético; não são grandes porque são poetas, mas porque assumem uma identidade;
Recomendação: Brasil e África: como se o mar fosse mentira (Rita Chaves, Tania Macedo e Carmen Secco);
- Três temáticas recorrentes: ancestralidade, identidade da mulher negra, resistência (Conceição);
- Três temáticas: ancestralidade, identidade da mulher negra; luta: militância e resistência (Sobral);
- Capítulo IV: entonação valorativa como marca da ancestralidade em duas vozes negras;
- Capítulo V: entonação valorativa como marca da identidade…”
Sugestão: identidade da mulher negra
- Capítulo VI: entonação valorativa como marca de resistência duas vozes negras (em construção)
Sugestão profa.: grupos poetas negras - coletivo pretas com poesia; quilombhoje; flores baobá; slam das minas;
Sugestão profa.: Metodologia: análise de rede - esquema das relações dialógicas