Ata da reunião de 16/05/2023

 

Reunião presencial, na Universidade de São Paulo 

 

Local: Sala 263, prédio de Letras

Início: 14h.

Encerramento: 16h40.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 3. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 4. Larissa Vieira de Cerqueira (mestranda); 5. Bárbara Falcão (doutoranda); 6. Luciana Taraborelli (doutoranda); 7. Emily Marques (iniciação científica).

Justificaram a ausência: Diego Bello Doze (mestrando); Romulo Flores dias Bolívar (doutorando)

Pautas: 1. Discussões de "Rabelais e a História do Riso", A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais; 2. indicações; 3. próxima reunião.

 

1. Discussões de "Rabelais e a História do Riso", A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais

Com a leitura feita, previamente, os integrantes contribuíram com a discussão do texto, com a mediação da professora Maria Inês que ressaltou o caráter filosófico do texto de Bakhtin. Com a distinção entre o pensamento cartesiano e o dialógico, a professora destaca os três elementos que constituem a teoria dialógica. Assinala, no texto, o encaminhamento metodológico de Bakhtin ao expor seu pensamento seguido de exemplos.

 

2. Indicações

  • Texto traduzido de TIHANOV, Galin. "Hegel e Rabelais".
  • Livro: BULGÁKOV, Mikhail. O mestre e Margarida. Trad. Irineu Franco Perpetuo. São Paulo: Editora 34, 2017.

 

3. Próxima reunião

  • 23/05/2023
  • Bárbara Falcão contribuirá com a síntese do capítulo 1 (a partir da página 99) - "Rabelais e a História do Riso", A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais.
  • Leitura do capítulo 2 - "O vocabulário da praça pública na obra da Rabelais" (p.125-137)