Ata da reunião de 15/06/2021

​​​​​​​

Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.

Início: 14h.

Encerramento: 16h50.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda); 3. Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando); 4. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 5. Luciana Taraborelli (doutoranda); 6. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 7. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 8. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 9. Diego Bello Doze (mestrando); 10. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 11. Caroline Parra (iniciação científica); 12. Fábio Augusto Teixeira (convidado); 13. Romulo Bolivar (convidado).

Justificaram a ausência: Renata Lara de Moraes (mestranda), Mateus Rodrigues de Moura (mestrando) e Viktor Nascimento Schuldtt (iniciação científica)

Pautas: 1. Recomendações de leitura; 2. seminários de pesquisa no segundo semestre; 3. apresentação do relatório de qualificação de Rosana Silvestre de Lima; 4. apresentação do projeto de iniciação científica de Caroline Parra; 5. apresentação do projeto de mestrado de Larissa Vieira de Cerqueira.

 

1. Recomendações de leitura

 

2. Seminários de pesquisa no segundo semestre

  • No próximo semestre, os seminários ocorrerão quinzenalmente, de 27/07/2021 a 31/08/2021
  • Leituras:

TIHANOV, G. Hegel and Rabelais. In: TIHANOV, G. The master and the slave: Lukács, Bakhtin, and the ideas of their time. New York: Oxford University Press, 2000, p. 246-291.

RABELAIS, F. Gargantua. São Paulo: Hucitec, 1986.

 

3. Apresentação do relatório de qualificação de Rosana Silvestre de Lima

Rosana apresentou seu relatório de qualificação para doutoramento em Geografia Humana, intitulado "Geografia e aprendizagem: por que ensinar e aprender geografia é tão importante", orientado pela Profa. Dra. Glória da Anunciação Alves (PPGH - FFLCH/USP) e pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

Fizeram perguntas e comentários: Elvis Lima de Araújo e Luciana Taraborelli

 

4. Apresentação do projeto de iniciação científica de Caroline Parra

Caroline apresentou seu projeto de iniciação científica, intitulado "Leitura e escrita de crônicas na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o futuro: estabelecendo diálogos além da escola".

Fizeram perguntas, sugestões e comentários: Viviane Mendes Leite e Luciana Taraborelli

 

5. Apresentação do projeto de mestrado de Larissa Vieira de Cerqueira

Larissa apresentou seu projeto de mestrado, intitulado "A contra-argumentação e a igualde de gênero: uma proposta didática para o 3º ano do Ensino Médio".

Fizeram perguntas, sugestões e comentários: Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas, Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento e Elvis Lima de Araújo.