Ata da reunião de 08/03/2022

 

Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.

 

Início: 14h.

Encerramento: 16h45.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando); 3. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 4. Luciana Taraborelli (doutoranda); 5. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 6. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 7. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 8. Romulo Flores Dias Bolivar (doutorando); 9. Diego Bello Doze (mestrando); 10. Larissa Vieira de Cerqueira (mestranda); 11. Ana Clara Sabino (iniciação científica); 12. Bárbara Falcão (convidada).

Pautas: 1. Indicações de leituras; 2. a filosofia do ato responsável em Clark e Holquist (1998); 3. a filosofia do ato responsável em Morson e Emerson (2008); 4. "Um posfácio meio impertinente" (FARACO, 2017); 5. próximo encontro.

 

1. Indicações de leituras

HOLQUIST, M. A fuga do cronotopo. In: BEMONG, N.; BORGHART, N.; DOBBELEER, M.; DEMOEN, K.; TEMMERMAN, K.; KEUNEN, B. (Orga.). Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CAMPOS, M.I.B. A dor e o exílio em A criatura dócil: fronteiras estéticas e éticas. In: COTTA, J. A.; SAFRA, G. (Orgs.) Psicanálise e literatura. Imre Kértesz e o desterro humano. Instituto de Psicologia da USP. 2015. 

AMORIM, M. Notas sobre a questão do exílio. In: COTTA, J. A.; SAFRA, G. (Orgs.) Psicanálise e literatura. Imre Kértesz e o desterro humano. Instituto de Psicologia da USP. 2015.

 

2. A filosofia do ato responsável em Clark e Holquist (1998)

A doutoranda Nathalia Akemi Sato Mitsunari apresentou, em Canva, passagens de Clark e Holquist (1998) em que o foco é a filosofia do ato responsável. 

A professora Maria Inês Batista Campos fez algumas considerações sobre o Bakhtin filósofo e sobre os conceitos de arquitetônica, cronotopo e simultaneidade na filosofia do ato responsável.

 

3. A filosofia do ato responsável em Morson e Emerson (2008)

A doutoranda Viviane Mendes Leite apresentou, em Canva, passagens de Morson e Emerson (2008) em que o foco é a filosofia do ato responsável. 

O grupo voltou a discutir a questão da simultaneidade e da alteridade em Bakhtin.

 

4. "Um posfácio meio impertinente" (FARACO, 2017)

A mestranda Larissa Vieira de Cerqueira apresentou os principais pontos de "Um posfácio meio impertinente" (FARACO, 2017), como forma de introduzir a discussão de Para uma filosofia do ato responsável (BAKHTIN, 2017) no grupo de pesquisa.

 

5. Próximo encontro

22/03: Seminário de pesquisa presencial

Leitura: BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Org. Augusto Ponzio. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2017, p. 41-117.

Proposta: identificar os três blocos aos quais Faraco se refere em "Um posfácio meio impertinente"; reconhecer passagens em que Bakhtin trata da arquitetônica; localizar Rickert em Para uma filosofia do ato responsável (sobre a questão axiológica). 

O doutorando Romulo Flores Dias Bolivar apresentará Rickert em Para uma filosofia do ato responsável.