Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

 

Artigos completos publicados em periódicos

CAMPOS, M. I. B; RODRIGUES, M. das G. S.; AQUINO, Z. G. O. de; GIERING, M. E. Aspectos discursivos na mídia e no ensino em diferentes temas. Linha D'Água, v. 34, p. 1-11, 2021.

CAMPOS, M. I. B.; XAVIER, G. N. de P. Desenvolvimento e influência do método montessoriano no ensino. Revista Sem Aspas, v. 10, p. e021017, 2021.

CAMPOS, M. I. B. Entre a ciência e a cultura popular. Cadernos de Linguística, v. 2, p. e599-18, 2021.

CAMPOS, M. I. B.; COSTA, R. ; ALMEIDA, B. ; RAMOS, M. O papel da linguística na era das humanidades digitais. Linha D'Água, v. 34, p. 1-8, 2021.

CAMPOS, M. I. B.; LEITE, V. M. Produção de quadrinhos em atividades de escrita: uma perspectiva dialógica. Humanidades&Inovação, v. 8, p. 263-277, 2021.

CAMPOS, M. I. B. A concepção de polêmica velada em duas edições da obra de Bakhtin sobre Dostoiévski. Bakhtiniana, v. 16, p. 90-108, 2021.

CAMPOS, M. I. B.; LEITE, V. M. Leitura e interação: escrita do diário de leitura no ensino fundamental. Claraboia, v. 16, p. 74-89, 2021.

CAMPOS, M. I. B.; COSTA, R.; SILVA, R. Terminologia, uma disciplina de interfaces. Linha D´Água, v. 33, p. 1-8, 2020.

CAMPOS, M. I. B. El texto disertativo-argumentativo del Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem) 2017. Revista Iberoamericana de argumentación, v. esp, p. 57-77, 2020.

CAMPOS, M. I. B.; LEITE, M. Q. Um convite à história das ciências da linguagem. Linha D´Água, v. 32, p. 1-22, 2019.

CAMPOS, M. I. B.; SOARES, L. V.; BASTOS, N. M. O. B.; BRITO, R. H. P. de. Cartografia(s) da(s) Lusofonia(s). Linha D´Água, v. 32, p. 1-10, 2019.

CAMPOS, M. I. B.; CARDOSO, E. de A. Estudos lexicais em foco. Linha D’Água, v. 32, p. 1-8, 2019.

CAMPOS, M. I. B. Dissertação e ensino: conhecimentos linguísticos em manuais escolares da década de 1970. Letra Magna, v. 15, p. 1-25, 2019.

CAMPOS, M. I. B.; SOARES, M. das G. R. Produção de resenha acadêmica: uma abordagem dos gêneros do discurso. Linha D´Água, v. 31, p. 221-237, 2018.

CAMPOS, M. I. B. Dissertação nos manuais escolares do ensino médio: entre mudanças e permanências. Conexão Letras, v. 13, p. 101-113, 2018.

GRILLO, S. V. de C.; CAMPOS, M. I. B.; MACHADO, F. S. Análise comparativa de discursos. Linha D´Água, v. 31, p. 1-17, 2018.

CAMPOS, M. I. B.; SANTIAGO-ALMEIDA, M. M. Filologia e Crítica Textual. Linha D´Água, v. 31, p. 1-6, 2018.

CAMPOS, M. I. B.; BURLAMAQUI, C. D. V. A produção do texto narrativo às margens do rio Guamá. Diálogo das Letras, v. 7, p. 82-99, 2018.

GOLDSTEIN, N.; GEBARA, A. E. L; CAMPOS, M. I. B. Leitura: abrangência e estratégias. Linha D´Água, v. 30, p. 1-7, 2017.

AQUINO, Z. G. de O.; CAMPOS, M. I. B. O poder do discurso em diferentes saberes. Linha D´Água, v. 30, p. 1-7, 2017.

CAMPOS, M. I. B.; OLIVEIRA, A. S. S. Antologia escolar brasileira do século XIX: a presença do autor no preâmbulo. Fórum Linguistico, v. 13, p. 1476-1491, 2016.

CAMPOS, M. I. B. Bakthtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras, v. 11, p. 123-137, 2016.

CAMPOS, M. I. B. Compreensão sobre a arquitetônica em Bakhtin: fontes kantianas. Organon, v. 30, p. 1-210, 2015.

CAMPOS, M. I. B.; NOBREGA, M. H. Projeto Profletras: forma docentes para salas de aula heterogêneas. Língua Portuguesa, v. 9, p. 54-55, 2014.

CAMPOS, M. I. B. O encontro de Bakhtin e Kagan: fontes filosóficas. Conexão Letras, v. 8, p. 33-46, 2013.

CAMPOS, M. I. B.; COSTA, M. R. M. ; VIEL, M. A produção escrita de texto dissertativo-argumentativo em livros didáticos: um estudo comparativo. Eutomia, v. 12, p. 301-317, 2013.

CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, E. H. Fronteiras entre o verbal e visual em Uma criatura dócil de Dostoiévski. Eutomia, v. 1, p. 282-307, 2012.

CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 14, p. 247, 2012.

CAMPOS, M. I. B. Textos argumentativos em materiais didáticos: que proposta seguir? DELTA, v. 27, p. 219-234, 2011.

CAMPOS, M. I. B.; POLACHINI, N. R. S.  Lenda como gênero do discurso: mudanças e desafios no ensino de português. Linha D'Água, v. 24, p. 13, 2011.

CAMPOS, M. I. B. A construção do trabalho nas telas de Almeida Junior. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 1, p. 127-141, 2009.

BRAIT, B; CAMPOS, M. I. B.; SAMPAIO, M. C. H. El análisis brasileño del discurso: sus contribuciones en el campo de la investigación, en la enseñanza y en la producción bibliográfica. Oralia: analise do discurso oral, v. 9, p. 33-44, 2006.

CAMPOS, M. I. B. A construção do leitor participante numa revista de cultura. Intercâmbio, v. 14, p. 139-159, 2003.

CAMPOS, M. I. B. Na mira do discurso do outro: gênero intercalado em crônica de João Ribeiro. The Especialist, v. 1, p. 33-43, 2003.

CAMPOS, M. I. B. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. Revista da ANPOLL, Humanitas/FFLCH/USP, v. 10, p. 57-79, 2001.

CAMPOS, M. I. B.; VIEIRA, M. O plurilingüismo em Saramago: um trajeto da teoria bakhtiniana. Revista da ANPOLL, Humanitas/FFLCH/USP, v. 6/7, p. 57-79, 1999.

CAMPOS, M. I. B. A literatura portuguesa na escola de 2. grau: tradição ou contemporaneidade? Letras de Hoje, v. 31, n.4, p. 153-159, 1996.

Livros publicados/organizados

CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções. São Paulo: FFLCH, 2021. 268p. 

CAMPOS, M. I. B; GIL, B. D.; ALMEIDA-CARDOSO, E. de.; FACHIN, P. R. M. Pesquisas em filologia e língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: FFLCH, 2021. v. 1. 309 p.

CAMPOS, M. I. B; GIL, B. D.; ALMEIDA-CARDOSO, E. de.; FACHIN, P. R. M. Pesquisas em filologia e língua portuguesa. 1. ed. São Paulo: FFLCH, 2021. v. 2. 322 p.

CAMPOS, M. I. B.; SOUZA, G. T. (Orgs.) Mídia, discurso e ensino. 1. ed. São Paulo: FFLCH, 2018. v. 1. 263p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. 360° língua portuguesa: esferas das linguagens, volume 1 (livro do aluno). 1. ed. , 2017. v. 3. 303p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. 360° língua portuguesa: esferas das linguagens, volume 2 (livro do aluno). 1. ed. São Paulo: FTD, 2017. v. 2. 365p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. 360° língua portuguesa: esferas das linguagens, volume 3 (livro do aluno). 1. ed. São Paulo: FTD, 2017. v. 3. 336p.

CAMPOS, M. I. B.; MICHELETTI, G. (Orgs.) Cadernos de linguística: pesquisa em movimento. Discurso, estilo, ensino em diferentes práticas de linguagem. 1. ed. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul; Terra Cotta, 2016. v. 5. 234p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens, 1º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 288p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens, 2º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 370p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens, 3º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 336p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens, língua portuguesa, vol. 3 - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 89p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Esferas das linguagens, 1 ano, Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016. v. 1. 78p.

CAMPOS, M. I. B.; ROCHA, R. B. S. S. 360º: gêneros em rede, leitura e produção de texto. 1. ed. São Paulo: FTD, 2015. v. 1. 352p.

CAMPOS, M. I. B.; ROCHA, R. B. S. S. Gêneros em Rede: Leitura e Produção de Texto. 1.ed. São Paulo: FTD, 2013. v. 1. 351p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 1. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 3. 362p.

CAMPOS, M. I. B.; AsSumpção, N. Tantas Linguagens: língua portuguesa 1 – Manual do Professor. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 2. 128p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas Linguagens: língua portuguesa 2. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 3. 416p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas Linguagens: língua portuguesa 2 – Manual do Professor. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 3. 128p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas Linguagens: língua portuguesa 3. 3. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 3. 440p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas Linguagens: língua portuguesa 3 – Manual do Professor. 3. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2012. v. 3. 128p.

CAMPOS, M. I. B.; SCHETTINI, R. H. (Orgs.) Repensando o Círculo de Bakhtin: novas perspectivas na história intelectual. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012. v. 1. 181p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 1. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 368p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 2. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 416p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 3. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 440p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 1 - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 122p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 2 - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 136p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa 3 - Manual do Professor. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2011. v. 3. 128p.

CAMPOS, M. I. B. A construção da identidade nacional nas crônicas da Revista do Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Olho D'Água/Fapesp, 2011. v. 1. 274p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 2. 416p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 3. 440p.

CAMPOS, M. I. B.; ASSUMPÇÃO, N. Tantas linguagens: língua portuguesa, literatura, produção de textos e gramática em uso. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione, 2007. v. 1. 316p.

CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. 3. ed. São Paulo: Editora Olho d'Água, 2005. v. 1. 162p.

CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. 2. ed. São Paulo: Editora Olho d'Água, 2003. v. 1. 162p.

CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. 1. ed. São Paulo: Olho D'Água, 1999. v. 1. 157p.

Capítulos de livros publicados

CAMPOS, M. I. B.; SANTOS, T. J. F. . Literaturas africanas em livros didáticos do ensino médio: cultura de povos em diálogo?. In: PINTO, F.N.P.; SILVA, L.H.O.; AIRES, D.B.. (Orgs.). Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021, v. 1, p. 541-563.

CAMPOS, M. I. B. Aprender a escutar: o problema das metáforas musicais na crítica bakhtiniana. In: ZANDWAIS, A.; VIDON, L. (Orgs.). A pesquisa sob o enfoque dos estudos do Círculo de Bakhtin. 1ed. Vitória: EDUFES, 2019, v. 1, p. 5-246.

CAMPOS, M. I. B.  Por uma arquitetônica dos manuais didáticos: o ensino da dissertação. In: KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M. B. (Orgs.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. 1ed. Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 203-224.

CAMPOS, M. I. B.  Da escrita à imagem: uma análise dialógica do discurso. In: AQUINO, Z. G. O. de.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. (Orgs.). Estudos do discurso: caminhos e tendências. 1ed. São Paulo: Paulistana, 2016, v. 1, p. 3-184.

CAMPOS, M. I. B.; CHAVES, I. D. Entendendo o ensino da metáfora e da metonímia. In: MICHELETTI, G.; CAMPOS, M. I. B. (Orgs.). Cadernos de linguística: pesquisa em movimento. Discurso, estilo, ensino em diferentes práticas de linguagem. 1ed. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul; Terra Cotta, 2016, v. 5, p. 191-234.

CAMPOS, M. I. B.; POLACHINI, N. R. S. . Redação do ENEM no livro didático: aproximações e distanciamentos. In: BUNZEN, C. (Org.). Livro didático de português: políticas, produção e ensino. 1ed. São Carlos: Pedro &João Editores, 2015, v. 1, p. 7-226.

CAMPOS, M. I. B.  A dor e o exílio em A criatura dócil: fronteiras estéticas e éticas. In: COTTA, J. A.; SAFRA, G. (Orgs.). Psicanálise e literatura: Imre Kertesz e o desterro humano. 1ed. São Paulo: E-galáxia, 2015, v. 1, p. 1-312.

CAMPOS, M. I. B.; POLACHINI, N. R. S. Discurso citado em produção de jovens escritores. In: PUZZO, M.; KOZMA, E.; UYMO, E. (Orgs.). Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. 1ed. Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 9-250.

CAMPOS, M. I. B.  Culturas em diálogo no museu portátil. In: PERNAMBUCO, J.; FIGUEIREDO, M. F.; LUDOVICE, C. de A. B.; FERREIRA, F. A. (Orgs.). Textos: sentidos, leituras e circulações. 1ed. Franca: Universidade de Franca, 2014, v. 1, p. 151-173.

CAMPOS, M. I. B. Uma perspectiva bakhtiniana de autorretrato. In: MENDES, E.; MACHADO, I. LIMA, H.; LYSARDO-DIAS, D. (Orgs.). Imagem e discurso. 1ed. Belo Horizonte: NETII/FALE-UFMG, 2013, v. 1, p. 10-210.

CAMPOS, M. I. B.  Macunaíma nos olhos do outro: o conceito de bakhtiniano de 'excedente de visão'. In: ZANDWAIS, A. (Org.). História das ideias: diálogos entre linguagem, cultura e história. 1ed. Passo Fundo: Editora UPF, 2012, v. 1, p. 244-262.

CAMPOS, M. I. B.  Uma leitura bakhtiniana de crônicas de arte de Mário de Andrade. In: Uyeno, E.; Puzzo, M. B.; Renda, V. L. B. S. (Orgs.). Linguística Aplicada, Linguística e Literatura: intersecções profícuas. 1ed. Campinas: Pontes, 2012, v. 1, p. 1-302.

CAMPOS, M. I. B.; BRAIT, B . Da Rússia czarista à web. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin e o Círculo. 1ed. São Paulo: Contexto, 2009, v. 1, p. 15-30.

CAMPOS, M. I. B.  Questões de literatura e de estética: rotas bakhtinianas. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin, dialogismo e polifonia. 1ed. São Paulo: Contexto, 2009, v. 1, p. 113-149.

CAMPOS, M. I. B.  Iluminogravuras de Ariano Suassuna: cartografia com letra e pincel. In: MICHELETTI, G. (Org.). Discurso e memória em Ariano Suassuna. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2007, v. 1, p. 123-139.

CAMPOS, M. I. B. Linguagem verbal e interação. In: BERTAZZO, I. (Org.). Guia de Reeducação do movimento: espaço e corpo. 1ed. São Paulo: SESC, 2004, p. 89-99.

CAMPOS, M. I. B.  O cotidiano nas crônicas da Revista do Brasil. In: BERZOTTO, V. H.; GHILARDI, M. I. (Orgs.). Mídia, Educação e Leitura. 1ed. São Paulo: Anhembi Morumbi/Associação de Leitura do Brasil, 1999, v. 1, p. 151-166.