(FLC6268 - 1) Projeto do Círculo de Bakhtin para os estudos da linguagem

Docentes responsáveis

Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

Prof. Dr. Thiago Jorge Ferreira Santos

Linha de Pesquisa

Linguística Aplicada do Português

Período

22 de setembro a 14 de dezembro de 2020, às terças-feiras, das 14h às 18h (virtual)

Justificativa

O diálogo entre as diferentes práticas discursivas e a abordagem teórica deve permitir uma melhor compreensão das produções de linguagem e seu papel constitutivo na diversidade das manifestações culturais humanas. Nesse sentido, as várias teorias dos gêneros do discurso permitirão a análise das características específicas dos enunciados em seus aspectos composicionais, temáticos, estilísticos e verbo-visuais. Entende-se, portanto, que a adoção de uma perspectiva de linguagem em uso, em que o contexto e a interação entre interlocutores são aspectos constitutivos do sentido, faz-se necessária, para que se descrevam e analisem as regularidades de práticas discursivas.

Objetivo

A partir da perspectiva da Teoria Dialógica do Discurso, discutir questões referentes às noções de enunciado, texto, discurso e gêneros discursivos e arquitetônica mostrando sua fundamentação filosófica e seus desdobramentos contemporâneos.

Conteúdos

1. O percurso dos estudos direcionados à análise do discurso.
2. A noção de linguagem em diferentes concepções.
3. Precursores históricos na teorização dos gêneros.
4. Teoria dialógica do enunciado.
5. Gêneros discursivos: esferas, construção composicional, conteúdo temático e estilo.
6. Proposta de Bakhtin e o Círculo para o ensino de língua materna
7. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o ensino da língua portuguesa.
8. Materiais didáticos de língua portuguesa na perspectiva dialógica: estilo.

Bibliografia para leitura

BAKHTIN, M. Arte e responsabilidade. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo. Martins Fontes, 2003, p. XXXIIIXXXIV.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 3-21.
BAKHTIN, M. O discurso em Dostoiévski. In: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 207-234.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 261-306.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p.41-144.
BAKHTIN, M. O heterodiscurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução Paulo Bezerra. 1.ed. São Paulo: Editora 34, 2015, p. 79-122.
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BARBOSA, J. P.; ROJO, R. H. R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.;
CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. G. (Orgs.). Gêneros de Texto/Discurso: Novas práticas e desafios. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2019.
BENVENISTE, É. Comunicação animal e linguagem humana. In: BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri. Campinas: Pontes/Unicamp, 1995, p. 60-67.
BENVENISTE, É. Tendências recentes em linguística geral. In: BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri. Campinas: Pontes/Unicamp, 1995, p. 3-17.
BRAIT, B. Estilo, dialogismo e autoria: identidade e alteridade. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 54-66.
BETH, B. PISTORI, M. H. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. (Apresentação, Introdução, 4.1. ; 4.1.1. ; 4.1.1.2. ; 5.1. ; 5.1.1. ; 5.1.2. ; 5.1.2.1.).
BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, 2011.
CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia e Linguística Portuguesa, v. 14, p. 247, 2012.
CAMPOS, M. I. B. Bakhtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras, v. 11, p. 123-137, 2016.
CLARK, K.; HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1998.
COSTA, L. R. Filosofia da linguagem e ideologia no Círculo de Bakhtin. A Palo Seco: Escritos de Filosofia e Literatura, v. 11, p. 7-17, 2018.
DOSTOIÉVSKI, F. O duplo. Tradução Paulo Bezerra. Desenhos Alfred Kubin. São Paulo: Ed. 34, 2011.
EMERSON, C. Os cem primeiros anos de Mikhail Bakhtin. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.
FARACO, C. A. Um posfácio meio impertinente. In: BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução Valdemir
Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p.147-158.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Diadorim, v. 19, n. 2, p. 11-26, 2018.
GRILLO, S. V. de C. O retrato de Mikhail Bakhtin em sua mais recente biografia russa (2017). In: BRAIT, B.; PISTORI, M. H.; FRANCELINO, P. F. Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev). Campinas: Pontes, 2019, p. 15-42.
MAGALHÃES, T. G.; LACERDA, A. P. de O. Concepções e práticas de oralidade na escola básica na perspectiva dos docentes. Horizontes, v. 37, p. 1-23, 2019.
MEDVIÉDEV, P. N. Os elementos da construção artística. In: MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução Ekaterina V. Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012, p. 193-210.
MENEGASSI, R. J.; MENDES-POLATO, A. D.; GASPAROTTO, D. M. Aspectos sobre a produção de textos na BNCC. In: COSTA-HUBES, T. da C.; KRAEMER, M. A. D. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2019, p. 217-244.
MORETTO, M.; FEITOSA, C. A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa. Eutomia, v. 1, p. 69-87, 2019.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Edusp, 2008.
PUZZO, M. B. Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin. Linha D'Água, v. 26, p. 261, 2013.
PUZZO, M. B.; SANTOS, S. S. B. Gênero discursivo e as novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Linha D'Água, v. 28, p. 26-43, 2015.
RANGEL, E. de O. Livro didático de língua portuguesa para a educação básica: problemas e perspectiva. In: BUNZEN, Clécio. Livro didático de português: políticas, produção e ensino. São Carlos: Pedro & João, 2015, p. 17-38.
ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTAROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, p. 184-207.
SOUZA, G. T. Introdução à teoria do enunciado concreto do Círculo Bakhtin/ Volochinov/Medvedev. São Paulo: Humanitas, 1999, p. 85-136.
VOLÓCHINOV, V. O que é língua/linguagem? In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p.234-265.
VOLÓCHINOV, V. A interação discursiva. In: VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem – problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1.ed. São Paulo: Editora 34, p. 201-225.
ZANDWAIS, A. O Sistema da Língua, o Diálogo e o Discurso. Conexão Letras, v. 16, p. 95-107, 2016.
ZÁTTERA, P.; SWIDERSKI, R. M. da S.; MAGALHÃES, T. G. (In)compreensões sobre a oralidade na BNCC. In: COSTAHUBES, T. da C.; KRAEMER, M. A. D. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2019. p. 245-276.