Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.
Início: 14h.
Encerramento: 16h40.
Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando); 3. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 4. Luciana Taraborelli (doutoranda); 5. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 6. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 7. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 8. Diego Bello Doze (mestrando); 9. Jessica de Lima Mosca (mestranda); 10. Mateus Rodrigues de Moura (mestrando); 11. Renata Lara de Moraes (mestranda); 12. Caroline Parra (iniciação científica); 13. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 14. Tatiani Daiana de Novaes (Pós-Doutoranda); Fábio Augusto Teixeira (convidado); Romulo Bolivar (convidado).
Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda) justificou sua ausência.
Pautas: 1. Orientações para o uso da pasta do grupo de pesquisa no Google Drive; 2. reflexões acerca da construção de nossos objetos de estudo em Linguística Aplicada; 3. discussão de A palavra na vida e a palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2019); 4. orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa.
1. Orientações para o uso da pasta do grupo de pesquisa no Google Drive
- Resumos de textos, papers, cronogramas e outros documentos serão centralizados em uma única pasta do grupo no Google Drive (https://drive.google.com/drive/folders/1x8RTjh3jR0w8NSohPIc8Vcf-plGNSQl…)
Resumos deverão ser nomeados seguindo o modelo SOBRENOME_TÍTULO DO TEXTO. Exemplo: MITSUNARI_A PALAVRA NA VIDA_P1 (apenas a primeira parte do título do texto será colocada, caso ele seja muito extenso, e a parte do texto que está sendo resumida deve ser marcada, caso o texto tenha sido dividido em partes para a leitura do grupo).
Papers devem apresentar a pesquisa em andamento em, no máximo, 6 páginas.
- Recomenda-se que cada orientando crie uma pasta para centralizar seus textos e seu corpus para as orientações de pesquisa individuais
2. Reflexões acerca da construção de nossos objetos de estudo em Linguística Aplicada
- Epígrafe: "Jovens pesquisadores", de Roland Barthes
Texto publicado na França dos anos 1970, quando se discutia a paráfrase na pesquisa de jovens pesquisadores e a importância de assumirem um posicionamento no texto.
Na mesma época, a professora Maria Inês frisou, a América Latina vivia a ditadura militar.
- O método sociológico da linguagem
Contraposições a conceitos e categorias de análise formalistas
- A importância das traduções do Círculo feitas diretamente do texto em russo
3. Discussão de A palavra na vida e a palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2019)
- Discussão coordenada por Luciana Taraborelli e Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas
Levantamento de tópicos importantes apresentados nas páginas 109-123 do texto
A palavra na vida: discussão das ressignificações da palavra "Butantã" no contexto pandêmico atual e no funk de MC Fioti
4. Orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa
O próximo seminário do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino ocorrerá no dia 09/03/2021, terça-feira, às 14h, via Google Meet.
- Leitura obrigatória
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2019, p. 123-146.
A discussão do texto será coordenada por Nathalia Akemi Sato Mitsunari e por Viviane Mendes Leite.
Atenção, durante a leitura, às notas de rodapé e compará-las com as notas de rodapé da tradução de Tezza e Faraco Discurso na vida e Discurso na arte.
- A reunião do dia 23/03/2021 foi adiada para o dia 30/03/2021