Ata da reunião de 20/04/2021

 

Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.

 

Início: 14h.

Encerramento: 16h30.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda); 3. Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando); 4. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 5. Luciana Taraborelli (doutoranda); 6. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 7. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 8. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 9. Mateus Rodrigues de Moura (mestrando); 10. Renata Lara de Moraes (mestranda); 11. Caroline Parra (iniciação científica); 12. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 13. Tatiani Daiana de Novaes (Pós-Doutoranda); 14. Fábio Augusto Teixeira (convidado); 15. Romulo Bolivar (convidado).

Justificou a ausência: Diego Bello Doze (mestrando)

Pautas: 1. Orientações para as próximas apresentações de artigos; 2. apresentação do artigo de Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento; 3. discussão de "O cronotopo idílico no romance" (BAKHTIN, 2018); 4. orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa.

 

1. Orientações para as próximas apresentações de artigos

  • Elaborar artigo considerando as regras de submissão de dois periódicos
  • Colocar o artigo a ser apresentado na pasta do grupo no Google Drive com uma semana de antecedência

 

2. Discussão do artigo de Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento

  • A doutoranda apresentou ao grupo seu artigo "2018: o ano em que Adorno e Kant foram nota mil na redação do Enem"

Após os 20 minutos de apresentação de Aina, fizeram sugestões e comentários a respeito de seu trabalho Nathalia Akemi Sato Mitsunari, Viviane Mendes Leite, Elvis Lima de Araújo e Rosana Silvestre de Lima.

A professora Maria Inês sublinhou a importância de se atentar à relação entre a pergunta de pesquisa e a relevância da pesquisa.

 

3. Discussão de "O cronotopo idílico no romance" (BAKHTIN, 2018)

  • Discussão coordenada por Mateus Rodrigues de Moura

O mestrando levantou alguns aspectos principais do texto, que podem ser revistos aqui.

  • Sugestão de leitura: GERALDI, J. W. Com a palavra: João Wanderley Geraldi. In: SOUZA, S. RUTIQUEWISKI, A. (Orgs.). Ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular: propostas e desafios (BNCC -ensino fundamental II). Campinas: Mercado de Letras, 2020, p. 225-232.

 

4. Orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa

O próximo seminário do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino ocorrerá no dia 04/05/2021, terça-feira, às 14h, via Google Meet.

  • Leitura obrigatória

BAKHTIN, Mikhail. As funções do pícaro, do bufão e do bobo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: 34, 2018, p. 109-118.

A discussão do texto será coordenada por Fábio Augusto Teixeira e Romulo Bolivar, que devem levantar as principais questões do texto e apresentar dois exemplos de discussões em torno do discurso político.