Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.
Início: 14h.
Encerramento: 16h25.
Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando); 3. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 4. Luciana Taraborelli (doutoranda); 5. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 6. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 7. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 8. Diego Bello Doze (mestrando); 9. Renata Lara de Moraes (mestranda); 10. Caroline Parra (iniciação científica); 11. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 12. Tatiani Daiana de Novaes (Pós-Doutoranda); 13. Fábio Augusto Teixeira (convidado); 14. Romulo Bolivar (convidado).
Justificaram a ausência: Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda) e Mateus Rodrigues de Moura (mestrando)
Pautas: 1. Recomendação de leitura; 2. apresentação do artigo de Renata Lara de Moraes; 3. discussão de "Observações finais" (BAKHTIN, 2018); 4. orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa; 5. orientações para o seminário do dia 15/06.
1. Recomendação de leitura
- Aprendizado em risco, de Christina Queiroz
2. Apresentação do artigo de Renata Lara de Moraes
- A mestranda apresentou seu artigo "Produção escrita de artigo de opinião em manual didático no contexto da BNCC"
Fizeram comentários e sugestões a respeito do trabalho Luciana Taraborelli, Viviane Mendes Leite, Rosana Silvestre de Lima, Larissa Vieira de Cerqueira e Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas.
- Sugestões da Profa. Maria Inês:
̶ Leitura de BARBOSA, J. P.; ROJO, R. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, E. L.; CRISTOVÃO, V. L. L.; LOUSADA, E. (Orgs.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019, p. 271-299.
̶ Vídeos: Primeira aula do curso "Bakhtin: Filosofia da Linguagem e da Cultura", de Faraco para Abralin, e "Leituras da BNCC", também disponível no canal da Abralin no Youtube
- Sugestão de Rosana: leitura de Método Lógico para Redação Científica, de Gilson Volpato
3. Discussão de "Observações finais" (BAKHTIN, 2018)
- Discussão coordenada por Viviane Mendes Leite e Luciana Taraborelli em duas partes:
̶ Retomada de cronotopos com textos visuais selecionados pelas doutorandas;
̶ Cronotopo do autor x crotopo do leitor: discussão através de Dom Casmurro
Fábio Augusto Teixeira mencionou a obra de Monteiro Lobato
Sugestão de leitura de Rosana: A produção do espaço, de Henri Lefebvre
- A professora Maria Inês ressaltou a centralidade do conceito de valor nesse ensaio final e a oposição entre o cronotopo como unidade artística e a verossimilhança.
4. Orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa
O próximo seminário do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino ocorrerá no dia 01/06/2021, terça-feira, às 14h, via Google Meet.
- Leitura obrigatória
BAKHTIN, Mikhail. Folhas esparsas para As formas do tempo e do cronotopo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: 34, 2018, p. 238-264.
A discussão do texto será coordenada por Tatiani Daiana de Novaes.
5. Orientações para o seminário do dia 15/06
- Apresentarão seus projetos de pesquisa: Caroline Parra e Larissa Vieira de Cerqueira.
- Apresentará seu relatório de qualificação: Rosana Silvestre de Lima.