Ata da reunião de 09/03/2021

 

Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.

 

Início: 14h.

Encerramento: 16h35.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda); 3. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 4. Luciana Taraborelli (doutoranda); 5. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 6. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 7. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 8. Diego Bello Doze (mestrando); 9. Renata Lara de Moraes (mestranda); 10. Caroline Parra (iniciação científica); 11. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 12. Tatiani Daiana de Novaes (Pós-Doutoranda); 13. Fábio Augusto Teixeira (convidado); 14. Romulo Bolivar (convidado).

Jessica de Lima Mosca (mestranda), Mateus Rodrigues de Moura (mestrando) e Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando) justificaram sua ausência.

Pautas: 1. Continuidade à discussão de A palavra na vida e a palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2019);  2. orientações para o uso do Turnitin; 3. orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa.

 

1. Continuidade à discussão de A palavra na vida e a palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2019)

  • Discussão coordenada por Viviane Mendes Leite e Nathalia Akemi Sato Mitsunari, seguindo esta proposta metodológica apresentada pela professora Maria Inês:

Considerando que, para Bakhtin e o Círculo, não há categorias a priori (crítica tanto à linguística de Saussure quanto aos estruturalistas russos), aprofundar em A palavra na vida e a palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2019, p. 123-146), com foco na leitura e na análise de Vacina Butantan, de MC Fioti. Para tanto, escolher um trecho do vídeo, para tratar da palavra como acontecimento social; mostrar a diferença entre o enunciado verbal e o enunciado cotidiano (marcas visuais); refletir sobre como o funk se torna poética sociológica, considerando a) a categoria valorativa do acontecimento, b) o tom do estilo do enunciado, c) a sátira presente, d) a interação entre o cantor e o coro e e) as esferas ideológicas que se entrecruzam.

Durante o debate, destacaram-se a palavra "Butantan" como acontecimento e os conceitos de entonação e estilo na construção do sentido do funk, que respondem a discursos contrários à vacinação e à ciência e a uma tradição musical.

  • Sugestão de leitura: BRAIT, Beth. O texto nas reflexões de Bakhtin e o Círculo. In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola, 2016, v. 1, p. 13-30.

 

2. Orientações para o uso do Turnitin

  • Deve-se cadastrar na plataforma aqui

O serviço de identificação de similaridade de textos da plataforma é disponibilizado gratuitamente para docentes e discentes da Universidade de São Paulo, pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), em parceira com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Graduação e a Reitoria.

Foi disponibilizado pelo SIBi um tutorial para o uso do sistema Originality check do Turnitin aqui.

 

3. Orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa

O próximo seminário do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino ocorrerá no dia 30/03/2021, terça-feira, às 14h, via Google Meet.

  • Leitura obrigatória

AMORIM, Marília. O cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 95-114.

A discussão do texto será coordenada por Larissa Vieira de Cerqueira e Diego Bello Doze.