Ata da reunião de 04/05/2021

 

Reunião de orientação à distância, pela plataforma Google Meet, em razão da COVID-19.

Início: 14h.

Encerramento: 16h50.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Aina Cunha Cruz de Souza Nascimento (doutoranda); 3. Elvis Lima de Araújo (doutorando); 4. Luciana Taraborelli (doutoranda); 5. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 6. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 7. Viviane Mendes Leite (doutoranda); 8. Diego Bello Doze (mestrando); 9. Mateus Rodrigues de Moura (mestrando); 10. Caroline Parra (iniciação científica); 11. Larissa Vieira de Cerqueira (iniciação científica); 12. Tatiani Daiana de Novaes (Pós-Doutoranda); 13. Fábio Augusto Teixeira (convidado); 14. Romulo Bolivar (convidado).

Justificaram a ausência: Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas (doutorando) e Renata Lara de Moraes (mestranda)

Pautas: 1. A importância da dúvida para a pesquisa; 2. Elvis Lima de Araújo; 3. discussão de "As funções do pícaro, do bufão e do bobo no romance" (BAKHTIN, 2018); 4. orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa.

 

1. A importância da dúvida para a pesquisa

  • Considerações sobre: AMORIM, Marília. O pesquisador e o seu outro. Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa, 2001.

 

2. Apresentação do artigo de Elvis Lima de Araújo

  • O doutorando apresentou ao grupo seu artigo "Tensões dialógicas na BNCC de língua portuguesa: a constituição dos sujeitos da educação de jovens e adultos"

Após a apresentação de Elvis, fizeram perguntas, comentários e sugestões a respeito do trabalho apresentado Viviane Mendes Leite, Rosana Silvestre de Lima e Nathalia Akemi Sato Mitsunari.

Viviane sugeriu a leitura de "O não lugar da educação de Jovens e Adultos na BNCC", de Catelli Jr.

Nathalia sugeriu a leitura de O direito à educação básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal (LEITE, 2013).

 

3. Discussão de "As funções do pícaro, do bufão e do bobo no romance" (BAKHTIN, 2018)

  • Discussão coordenada por Fábio Augusto Teixeira e Romulo Bolivar​​​​​​​

Foram apresentados dois textos para serem discutidos a partir de "As funções do pícaro, do bufão e do bobo no romance": um reel publicado por André Rochadel em seu Instagram (https://www.instagram.com/reel/CN2euWziZPX/) e uma satirização de Bolsonaro em uma paródia de Chaves feita por Marcelo Adnet no programa "Tá no ar" (https://www.youtube.com/watch?v=X34DTIuwpKo).

  • A professora Maria Inês ressaltou a centralidade do cronotopo intermediário estabelecido por essas figuras (em uma outra tradução, cronotopo entreato) na discussão ​​​​​​​

Leituras recomendadas: "O que é um autor?", de Foucault, e "Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica", de Azevedo e Damaceno (2017).

 

4. Orientações para o próximo seminário do grupo de pesquisa

O próximo seminário do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino ocorrerá no dia 18/05/2021, terça-feira, às 14h, via Google Meet.

  • Leitura obrigatória

BAKHTIN, Mikhail. Observações finais. In: BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: As formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Organização da edição russa Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: 34, 2018, p. 217-236.

A discussão do texto será coordenada por Viviane Mendes Leite e Luciana Taraborelli.