(0800004) Atividades de Estágio

Docente responsável

Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos

Monitores

Programa de Formação de Professores (FE - USP): Mestranda Thabata Dias Haynal

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Pró-Reitoria de Pós-Graduação - USP): Doutorando Elvis Lima de Araújo e Doutoranda Rosana Silvestre de Lima

Objetivos

1. Incentivar os estudantes de graduação a atuar na educação básica, especialmente, no ensino fundamental II e médio, desenvolvendo uma articulação entre o conhecimento acadêmico e a sala de aula.

2. Integrar o aprendizado de língua portuguesa nos cursos de graduação de Letras, tanto nos conteúdos referentes às línguas falada e escrita, quanto ao uso da linguagem como constitutiva das interações socioculturais.

3. Compreenderque o processo ensino/aprendizagem envolve, por parte do professor, o domínio dos objetivos da disciplina e o conhecimento de várias concepções de linguagem e de gramática e que o domínio desse conhecimento está associado à reflexão que se pretendepropor no planejamento de aulas de Português para o Ensino Médio e para seu exercício.

4. Analisar criticamente os diferentes materiais didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio (PNLEM), cadernos “Trilhas de Aprendizagem” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP)e elaborar propostas de transposição didática de tópicos específicos do conteúdo de língua portuguesa para os ensinos fundamental e médio.

Programa

1. Diagnóstico de diferentes teorias linguísticas presentes em materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais e médio.

2. O conceito de gêneros do discursonos materiais didáticos de língua portuguesa.

3. Critérios de avaliação estabelecidos no PNLD 2018 (EM) e 2020 (EF anos finais) e parâmetros propostos na BNCC de língua portuguesa para elaboração de materiais didáticos.

4. Materiais didáticos presentes no ensino de língua portuguesa (livro didático, apostilados, cadernos etc.).

5. Ensino de gramática numa abordagem linguístico-enunciativa.

6. Leitura e produção de textos escritos variados em propostas didáticas.

7. Práticas de produção oral em atividades didáticas.

Bibliografia

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SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: Educação de Jovens e Adultos – Módulo III: etapa complementar – Módulo IV: etapa final – volume 2. São Paulo: SME/COPED, 2020.

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