Ata da reunião de 05/03/2024

 

Reunião presencial, na Universidade de São Paulo.

 

Local: Sala 262, prédio de Letras

Início: 14h.

Encerramento: 16h30.

Presentes: 1. Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino); 2. Luciana Taraborelli (doutoranda); 3. Nathalia Akemi Sato Mitsunari (doutoranda); 4. Bárbara Falcão (doutoranda); 5. Rosana Silvestre de Lima (doutoranda); 6. Larissa Vieira de Cerqueira (mestranda); 7. Luiza Vargas (iniciação científica); 8. Suellen Bellentani da Silva (convidada).

Pautas: 1. Apresentação dos novos membros do GP; 2. orientações sobre a ABNT e o Turnitin; 3. discussões teórico-metodológicas a partir de trecho do "Capítulo terceiro: As formas e imagens da festa popular na obra de Rabelais", in A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais; 4. recomendações de leitura; 5. próximos números de periódicos organizados pela Profa. Maria Inês; 6. próxima reunião.

 

1. Apresentação dos novos membros do GP 

Apresentaram-se, no início da reunião, Luiza Vargas, aluna de iniciação científica, e Suellen Bellentani da Silva, candidata à vaga de doutorado no PPG Filologia e Língua Portuguesa.

 

2. Orientações sobre a ABNT e o Turnitin 

  • Deve-se atentar à publicação da ABNT NBR 10520 - Citações em 19/07/2023. As normas para citação e referências serão disponibilizadas no Google Drive do GP.
  • O serviço de identificação de similaridade de textos Turnitin é disponibilizado gratuitamente para docentes e discentes da Universidade de São Paulo, pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), em parceira com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Graduação e a Reitoria. Para se cadastrar na plataforma, clique aqui.

Foi disponibilizado pelo SIBi um tutorial para o uso do sistema Originality check do Turnitin aqui.

 

3. Discussões teórico-metodológicas a partir de trecho do "Capítulo terceiro: As formas e imagens da festa popular na obra de Rabelais", in A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais 

A partir da leitura das páginas 184 e 185 de A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, a professora Maria Inês discutiu alguns aspectos importantes da análise de Rabelais feita por Bakhtin:

1. parte-se, sempre, da materialidade linguística do objeto;

2. evidenciam-se os aspectos valorativos na materialidade linguística: não só refletem a ideologia do cotidiano, como refratam;

3. a pluralidade de vozes na refração fenomenológica da ideologia do cotidiano.

 

4. Recomendações de leitura

  • BAKHTIN, M. Supplement: The Problem of Content, Material, and Form in Verbal Art. In: Art and Answerability: Early Philosophical Essays.
  • CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l’expression.
  • FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias do círculo de Bakhtin.

 

5. Próximos números de periódicos organizados pela Profa. Maria Inês

  • Número especial (Linguística) - 2024 do periódico Odisseia: previsão de publicação em julho de 2024

Temática: Estudos da argumentação nas perspectivas textual, discursiva e enunciativa.

  • Volume 37, número 3 - 2024 do periódico Linha d´Água: previsão de publicação em setembro de 2024

Temática: Linguagem/ linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos.

 

6. Próxima reunião

  • 02/04/2024, às 14h no prédio de Letras da Universidade de São Paulo.
  • Leitura: primeira parte de BAKHTIN, M. Capítulo terceiro: As formas e imagens da festa popular na obra de Rabelais. In: A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 171-189.